Je Ne Te Demande Rien


Je Ne Te Demande Rien

Je ne te demande rien.
Ni l’amour
Ni la haine,
Ni un oui
Ni un non.
Je ne te demande rien.
Cela fut mon choix,
Pas le tien.
Si je te dis que tu me manques
Parle-moi de la pluie et du beau temps,
Si je te raconte mon affliction
Réponds que tu te portes bien.
Je ne te demande rien.
Ni une présence
Ni une absence,
Ni l’acceptation
Ni le refus.
Je ne te demande rien.
Dis-moi juste ton nom
Et je te garderai
À jamais.
On ne peut faire que deux choix
Dans cette vie que l’on traine:
D’accepter ou de refuser
Les cadeaux qu’elle nous amène.
J’ai choisi de l’acceuillir
Et de me laisser envahir
Par cette oppression qui m’empoisonne,
Pour mon mal ou pour mon bien.
Mais toi,
Je ne te demande rien.
dm

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

7 respostas a Je Ne Te Demande Rien

  1. uma escolha pessoal incrível, visão aguçada dos relacionamentos românticos, onde as coisas importantes raramente são chamados
    Eu adoro
    Françoise

  2. Dulce, muito lindo o poema. Apesar de eu não dominar completamente o francês deu para apreciar a poesia.Um abraçoManoel

  3. Olá!Boa noite!Dulce…O maior entrave para a libertação das experiências é o egoísmo, que possui forte vínculo com o apego…há necessidade de abnegação…Essa nova sensibilidade também evidencia a pessoa amada com igual direito a ser feliz e realizada da mesma forma que nós…Obrigado!Boa semana!Beijos

  4. Isa E. diz:

    Dulce, minha queridaComo eu gostaria de não perder com a tradução de seus poemas em francês…A essência não se perde nunca, eu sei, mas os detalhes das palavras… Esses ficam para trás.Sua poesia é belíssima, minha querida amiga!É sempre uma brisa suave.

  5. Gracita diz:

    Olá minha doce amigaQue delícia de poema querida. Lindo demaisVim te trazer meu carinho e meu abraço. Que a sua semana seja produtiva e abençoada repleta de doces inspirações. Beijos de mel nessa sua alma mais que linda. Gracita

Obrigada pelo vosso comentário!

