Diva(ne)gação

Arte: Fred Seghetti

Arte: Fred Seghetti

Diva(ne)gação

Não quero regressar ao ponto de partida
para ver o meu corpo morto
da vida que já soube ser.

Não quero ir p’ra casa
escutar-me fazer de conta
que ainda poderei viver.

Não quero ter a certeza do que já sei,
nem duvidar do que nunca soube.
Ali, sei como encontrar a verdade.

Não quero ir p’ra casa
ler nas páginas de mim
e saber que tudo me invade.

Não quero saber quão grande já fui.
Prefiro sentir, mesmo apenas a dor.
Assim, sei que posso viver.

Não quero ir p’ra casa
anestesiar-me do mundo,
confudir-me na transparência do ser.

Não quero caminhar nas pedras para mim desenhadas.
Dêem-me um cinzel e espaço para abrir
o meu atalho perpendicular ao comum.

Não quero ir p’ra casa
desenhar sem esculpir,
saber sem me sentir um.

Não quero subir os degraus da ignorância,
vendar-me os olhos, encobrir a luz,
para alcançar quimeras.

Não quero ir p’ra casa
fechar as pálpebras
e dormir no leito azedo das feras.

Não quero pintar o horizonte das cores por outros escolhidas.
Aqui ficarei para fabricar os meus pigmentos;
efémeros ou eternos, pertencer-me-ão.

Não quero ir p’ra casa
desbotar-me no mundo
e maquilhar-me de vida sem noção.

Dulce Morais

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

33 respostas a Diva(ne)gação

  1. Não vá pra casa enquanto não puder voltar querida. E quando for o tempo, ele sempre surge, deixe que a verdade seja escrita, esculpida, cantada e exposta. É assim que os navagantes se orientam. Tua casa é farol.

  2. Pingback: Diva(ne)gação | O Retiro do Sossego

  3. zlupus30 diz:

    Não quero perder o sentimento que nasce em meu coração, ao sentir o embalado desta poetante música, inscrita em cada verso desta poesia!

  4. Olá Dulce!

    Adorei o poema, Muito forte e intenso.

    Beijinhos!

  5. oi dulce ❤
    vou te acompanhar, amei aqui s2
    te segui, me segue?
    passa no meu blog:
    http://gilvaniagil.com/

  6. “Não quero saber quão grande já fui.
    Prefiro sentir, mesmo apenas a dor.
    Assim, sei que posso viver.”

    Quanta sapiência. Beberico-a
    Beijos, grande poetisa.

  7. Dulce, adorei este poema. Muito bom, parabéns!

  8. Vanessa diz:

    Também não quero ir pr’a casa desbotar-me do mundo… Que palavras lindas, Dulce. Simplesmente adorei! 🙂 beijos

  9. Isa Lisboa diz:

    Nas negações divagamos, nas divagações nos negamos. Mas depois que o tempo suficiente passe, sempre encontraremos de novo o caminho!
    Gostei muito, dulce, parabéns! 🙂

  10. DULCINHA !!! MAGNÍFICO !!! DE RARA PERFEIÇÃO É SEMPRE UM PRAZER LER-TE !!! POIS MUITO APRENDO COM A CLAREZA DA VISÃO DE TUA BELA ALMA !!! PARABÉNSSSSSSSSS !!! EFUSIVOS LINDA !!! Pedro Pugliese

  11. a vida é navegação
    caminhos em deriva

  12. Lola Maria diz:

    Dulce,
    quando li a primeira frase, me senti dentro de suas palavras. que poema lindo.
    Que abençoada sejas sempre para compartilhar conosco palavras tão lindas.
    Obrigada por mais este lindo poema.
    Bjs

  13. Dulce minha querida,

    Compartilho do sentimento que sorvi em cada verso, mas em especial dessa necessidade pungente de “espaço para abrir o meu atalho perpendicular ao comum”, sem que isso gere indicadores sobre mim todo o tempo. Me vi inteiramente… Gr. Bj. e saiba que és uma querida!

  14. Que lindo Dulce… sublimação é a palavra que me veio a mente para resumir seu poema. Um voo além do óbvio, além da amarras, além do horizonte… que delícia ! Não posso negar que divaguei no frescor da paz que seu poema me trouxe… Parabéns minha amiga por mais esta pérola ! abraços

  15. Dulce, o layout do seu blog está lindo. Está “alegre”. Gostei muito!
    A postagem nem se diga. Começa da criatividade do título. Muito bem bolado. Adorei isso:

    “Não quero pintar o horizonte das cores por outros escolhidas.
    Aqui ficarei para fabricar os meus pigmentos;
    efémeros ou eternos, pertencer-me-ão.”

    É isso mesmo !
    Um beijinho!
    Manoel

Obrigada pelo vosso comentário!

