Um Dia de Verdade: Neo OneEon

Um dia de verdade por Neo OneEon

Um dia de verdade por Neo OneEon

Um Dia de Verdade: Neo OneEon

Receber um livro em presente é receber mais que algumas páginas encadernadas sobre as quais os nossos olhos podem passear ao acaso. Apesar de relativamente pequeno e leve, o objeto contém muito mais que palavras; é uma viagem que nos é oferecida. Pode realizar-se no conforto de uma poltrona ou, como foi o caso desta, em movimento nos meios de transporte público que nos escondem a paisagem por situar-se debaixo de terra.

Mesmo se me custa admiti-lo, iniciei esta viagem com uma ponta de preconceito. É algo que deve evitar-se, mesmo quando ele é, como foi aqui o caso, positivo. Conhecendo já alguns dos escritos do Neo através do seu blog pessoal e das suas publicações no Pense fora da caixa, foi com a expetativa de iniciar uma grande viagem que abri a primeira página.

Ao ler o prefácio de Esteban Rey Fontan, pensei que a minha esperança, afinal, só poderia ser satisfeita. Percorri as 115 páginas de “Um dia de verdade” em duas horas. É curto, bem sei. A razão não é o facto de eu ser particularmente rápida na leitura, mas bem a vontade irrepreensível de saber como se termina a viagem.

Nas palavras de Neo OneEon, voei através das aventuras dos personagens como se sobrevoa uma paisagem acolhedora e sensível. A comunicação entre Diana e o seu interlocutor, do qual nada revelarei aqui para permitir a cada um a agradável surpresa de o descobrir, poderia ser o ponto central desta ficção, mas não o é. É a própria viagem que ela faz em si mesma, o caminho que percorre até ao fim da linha ou até ao cume da montanha…

Um estilo limpo, acessível e claro vos acompanhará ao longo da leitura. As palavras servem aqui a história que nos é relatada, poupando ao leitor as descrições do supérfluo, permitindo-lhe imaginar o que é apenas entendido para melhor apreender o que o autor pretende transmitir-lhe. É uma obra de leitura agradável e que não pode deixar de provocar uma reflexão profunda no leitor sensível e de mente aberta.

Terminarei dizendo apenas que tive vontade, após a leitura deste romance, de entrar nos transportes em comum cumprimentando cada passageiro no caminho para o lugar disponível em que me sentaria. Apesar de utilizar esses meios de transporte diariamente, ainda não o fiz desta forma… ainda não… Para saber a razão de tal vontade, aconselho-vos a leitura desta excelente viagem.

Dulce Morais

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

15 respostas a Um Dia de Verdade: Neo OneEon

  1. Isa Lisboa diz:

    Eu também já li esta obra e sem dúvida: recomendo! 🙂 O autor ficará feliz ao ler esta resenha!

  2. Dulce, como bibliotecária adoro descobrir livros, como leitora sou voraz e insaciável querendo sempre ler e ler e ler. Gosto muito de descobrir novos autores e novos escritos e sua resenha despertou minha curiosidade. Gostei de saber que posso adquirir ele na livraria Cultura que é bem próximo de onde trabalho. Mais um para minha lista. Grata.
    Bjs

    • Que bom que esta modesta resenha tenha despertado o interesse de uma profissional e apaixonada de literatura!
      Haverá outras resenhas neste espaço e espero contribuir, mesmo que modestamente, para fazer descobrir autores de que gostei.
      Bjs!

  3. Vanessa diz:

    Ahh os livros… são capazes de transformar nosso mundo. Sou suspeita para falar, pois é uma paixão eterna.

  4. Saudade de ti, guria. Tá tudo bem? Bela resenha!

  5. Cara Dulce.
    Fiquei encantado com a maneira que descreveu o que sentiu ao ler o livro do Neo. Realmente, deu vontade de lê-lo. A sua espontaneidade é inigualável, Dulce.
    Finalmente, mas não por último, nossos parabéns a este grande escritor que é o Neo OneEon.

  6. Dulce, agora fiquei curiosa. Fiquei com vontade de ler esse livro!!
    Gosto de livros que agarram o leitor, e esse parece ser assim!!!

    Pronto, agora vou conhecer os caminhos que levam até “Um dia de Verdade”

    Beijos e linda terça-feira!!!! 😀

Obrigada pelo vosso comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s