As Quatro Opiniões

Arte: Vassily Kandinsky

Arte: Vassily Kandinsky

As Quatro Opiniões

Aquele novo vizinho que ali tinha vindo viver, achavam-no estranho.

– Tem um ar de estrangeiro.

– Acho que é muito vulgar.

– Eu nem sei o que pensar.

– Nunca deixarei o meu menino aproximar-se dele!

Observaram que ele trabalhava em casa. Quase nunca saía.

– Como ganhará ele a vida?

– Que poderá ele fabricar, assim, fechado em casa?

– Eu nem sei o que pensar.

– Nunca me aproximarei da sua casa!

As raras vezes que saía, limitava-se a ser bem educado, mas não falava muito.

– Tem um ar estranho. Deve vir de algum país do Sul.

– Quem será a sua família? De onde veio? Quanto tempo ficará?

– Eu nem sei o que pensar.

– Nunca lhe falarei!

O vizinho, objecto de tanta curiosidade, recebeu um dia uma visita.

– Aquele parece ser uma pessoa séria. O estrangeiro tem, pelo menos, frequentações decentes. A menos que…

– E se aquele fosse algum polícia investigando o nosso vizinho? Tentei falar-lhe mas não respondeu a nenhuma das minhas perguntas.

– Eu nem sei o que pensar.

– Nem quero imaginar o que os dois traficam aqui, no meio do nosso tranquilo bairro!

Certo dia, os habitantes aperceberam-se que o vizinho tinha ido embora.

– Deve ter terminado o seu horrível ofício. Ou então foi aquele polícia que o levou preso.

– Pelo menos estamos livres daquele estranho personagem.

– Eu nem sei o que pensar.

– Ainda bem que nunca lhe falei!

Excerto do “Jornal de Sociologia” de 10-07-2013


Por incrível que pareça, mesmo as pessoas que apresentavam um certo nível de admiração pelo sucesso atingido com a obtenção do Nobel de Sociologia*, tinham há muito esquecido o meu rosto.
Porque não falava demasiado – tendo, porém, sempre demostrado educação e respeito, porque a minha pele tem um tom ligeiramente diferente da deles, porque não me conheciam, as atitudes situaram-se numa escala indo da indiferença à pura hostilidade.
Curiosa atitude constatada naquela população que tinha, apenas um mês antes da minha chegada, respondido de forma mais que encorajadora ao questionário enviado sob o meu verdadeiro nome e cujo âmbito era “O preconceito na comunidade de pequena escala“.“

– Interessante artigo daquele sociólogo famoso.

– Realmente, há pessoas pouco tolerantes. Pergunto-me: onde terá ele feito a sua experiência?

– Ah, sim, penso que…

– Felizmente, nenhum de nós teria reagido como aquela gente!

Dulce Morais

* Invenção da autora

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a As Quatro Opiniões

  1. mariel diz:

    Nós, os humanos

  2. Um retrato fiel da hipocrisia que vigora em nossa sociedade atualmente. Todos estão doentiamente habituados á julgar apressadamente o comportamento alheio ainda que não haja qualquer indício ou evidência de erro. Um belíssimo texto, cara Dulce Morais.

Obrigada pelo vosso comentário!

