Sobre a autora

Sou originária da cidade de Tomar, Portugal. Se nasci em país lusófono, deixei-o ainda criança para seguir o destino, com rumo a várias culturas, acabando por me fixar durante a adolescência à beira do Lago Léman, em Genebra. Foi lá que vivi durante vinte e cinco anos, estudei, fundei uma família e comecei a rabiscar versos e prosas em cadernos ou folhas soltas, escondidos em seguida em gavetas bem fechadas.

As mudanças de país e de horizonte foram-me saudáveis e criaram uma constante curiosidade pela Humanidade, pelas ciências, pela psicologia, mas sobretudo, pelas letras. Desde que aprendi a decifrar o maravilhoso código da escrita, penso não ter vivido um dia sem carregar um livro e viajar em devaneios através da imaginação dos autores. Se iniciei com Mark Twain e prossegui com Robert Louis Stevenson e semelhantes, foi na adolescência que descobri as irmãs Brontë, Jane Austen, mas também Hermann Hesse, Gabriel Garcia Márquez e tantos outros.

Absorvi de tal forma a cultura e o idioma dos países onde vivi, que quase não pratiquei a língua portuguesa até aos 36 anos. Tendo decidido regressar a Portugal em 2010, aprendi a língua das minhas origens durante um ano inteiro antes de me instalar novamente na cidade da minha infância. Desde então, vivo uma paixão pela língua de Camões e, graças aos conselhos de amigos, descubro a literatura portuguesa e brasileira com entusiasmo.

Quanto à escrita, se nunca desisti de deixar fluir as palavras em francês, é agora em português que me expresso com mais frequência escrevendo, e, em particular, na poesia, mas também na prosa poética, contos e reflexões.

Encontrarão publicações da minha autoria também aqui:

Tubo de Ensaio – Laboratório das Artes

Literattus

Dulce Morais

19 respostas a Sobre a autora

  1. Diz a voz do Povo que ” O bom filho, a casa torna”. Pois, sejas bem vinda á Terra de Camões.

    Beijos

    SOL

  2. Rancho das Crônicas! diz:

    Enfim, encontrei uma portuguesa blogueira e poeta. Adorei o seu blog, seus poemas e escritos. Estamos por aqui bisbilhotando. Abraços

  3. É tudo o que mais desejamos, Dulce.
    Tenho certeza de que todos estão muito felizes com seu retorno.
    Um grande abraço, Dulce!

  4. Vanessa diz:

    Oi Dulce, você está sumida do blog. Está tudo bem? Espero que sim. Espero que volte a blogosfera, sinto falta de ler teus textos.

    Grande abraço!

  5. EP.GHERAMER diz:

    Estou com saudades de você…

  6. Estimada Dulce, a retribuir sua visita ao meu blog, passeio por suas páginas. Saboreei cada palavra sua acerca de suas transformações e viagens: metafóricas e geográficas… A Literatura tem o poder de nos fascinar, enternecer e comprazer e, sobretudo, unir-nos por meio de suas tênues linhas. Tenho fascinação por nosso idioma, literatura, mas também à literatura universal. Por suas escolhas é possível captar a sensibilidade de sua alma. Acaso, conhece Clarice Lispector?
    Abraço fraterno,
    Juliana

    • Olá Ana!
      Antes de mais, muito obrigada pelo são tão gentil comentário!
      Conheço Clarice Lispector, claro! Foi a primeira autora brasileira que li.
      Uma professora disse-me um dia que a literatura não são letras, nem livros, nem autores. São pontes entre um pensamento e uma visão, entre um mundo e outra realidade possível.
      Quanto mais leio, mais acredito que ela estava certa!
      Abraço e até breve!

  7. +Palavras ao Vento diz:

    Como foi bom reler sobre a sua caminhada, Dulce… Acho que, sem sentir, fui viajando enquanto lia… Como [e bom ler voc”e, Dulce!

  8. Marilene diz:

    Gostei de conhecer sua trajetória. Seu português é ótimo e sua escrita muito bela. Bjs.

  9. Dulce, muito bonito tudo isso. Adorei!
    Um abraço grande,
    Manoel

Obrigada pelo vosso comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s